A ALDI Portugal é a mais recente aderente à SDRetalhistas, associada da Associação SDR Portugal. Com esta adesão, a SDR Portugal reforça a sua dimensão e ambição, evidenciando o seu compromisso e capacidade para produzir os resultados necessários com a instalação e gestão do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas de uso único em Portugal.
Lisboa, 30 de abril de 2024 – A ALDI Portugal assinou um protocolo de adesão à SDRetalhistas, associada da SDR Portugal, candidata à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.
Representando a maioria da indústria de bebidas e das empresas de retalho a operar em Portugal, a SDR Portugal passa agora a integrar também a ALDI Portugal, que se junta às insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, SonaeMC, Mercadona, makro e Dia Portugal (representadas pela Associação SDRetalhistas), às empresas Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, COCA-COLA, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, ECM – Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, UNILEVER FIMA e às Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (representadas pela Associação Circular Drinks).
“A adesão da ALDI Portugal à SDR Portugal, através da Associação SDRetalhistas, vem reforçar a robustez do trabalho e da solução em que temos vindo a trabalhar nos últimos quase cinco anos. A SDR Portugal, os seus acionistas e parceiros, estão comprometidos em concretizar a solução que o país precisa para atingir as metas com que está comprometido e para melhorar o ambiente. Além do trabalho e investimento que já realizaram, estas empresas estão disponíveis para investir mais de 100 milhões de euros na instalação do sistema de depósito e reembolso de embalagens bebidas de uso único, prevendo a criação de mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos”, destaca Leonardo Mathias, Presidente da SDR Portugal.
“A sustentabilidade está no centro da estratégia da ALDI, pelo que estamos cada vez mais empenhados em pôr em prática estratégias ambientalmente responsáveis e que contribuam positivamente para a promoção de uma economia mais circular. Daí considerarmos importante a adesão à SDRetalhistas, sendo mais um passo que materializa o nosso compromisso sustentável”, afirma Carlos Pereira, Managing Director Finance & IT da ALDI Portugal.
Com a publicação do UNILEX no final do mês de março, e depois de concretizados todos os procedimentos necessários, Portugal está em condições de acompanhar os demais países europeus que já instalaram um sistema de depósito e reembolso e, com isso, aumentar as taxas de retoma de embalagens de uso único de 30% para 90%.
A união da indústria e do retalho neste sistema de economia circular é representativo do compromisso de todas estas empresas e associações. Enquadrada na Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), os associados da SDR Portugal pretendem pôr em prática um sistema eficiente e eficaz, garante da responsabilidade ambiental que todas estas empresas preconizam, que seja conveniente para os consumidores – em disponibilidade, rapidez, simplicidade, acessibilidade e fiabilidade –, que promova a transparência e que contribua para o cumprimento das metas a que o país está obrigado para as embalagens de bebidas de uso único.
O Sistema de Depósito e Reembolso, como proposto pela SDR Portugal, é uma alternativa complementar ao sistema atual, assente numa solução mais sustentável, mais transparente e mais eficiente que privilegia a comodidade do cidadão-consumidor, criando condições para a mudança de comportamentos necessária.
Legenda da fotografia (da esquerda para a direita):
– Carlos Pereira – Managing Director Finance & IT da ALDI Portugal, Fernando Ventura – membro do Conselho de Administração da SDR Portugal (Pingo Doce) e Sérgio Ramos – presidente da SDRetalhistas (Lidl)