Quem Somos
A SDR Portugal é a Entidade Gestora (EG) licenciada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e pela DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas, para a implementação e gestão do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas de uso único, até três litros, em Portugal. A aplicação da licença atribuída à SDR Portugal abrange também as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, tendo sido concedida a respetiva extensão pela Secretaria Regional do Ambiente da Região Autónoma da Madeira e pela Secretaria Regional do Ambiente da Região Autónoma dos Açores.
Origem
Fundada em 2019 e constituída formalmente como Associação Sem Fins Lucrativos em 2021, a SDR Portugal trabalhou desde a sua fundação no estudo, investigação, desenvolvimento e avaliação do modelo mais eficaz e sustentável para o futuro Sistema de Depósito e Reembolso em Portugal, a implementar em 2026.

Porquê um Sistema de Depósito e Reembolso?
1
Porque vai permitir recolher e reciclar, com mais qualidade e eficiência, milhares de milhões de embalagens de bebidas de uso único em Portugal.
2
O modelo do Sistema de Depósito e Reembolso, proposto pela SDR Portugal, foi testado, comprovado e prevê taxas de reciclagem na ordem dos 90%, contribuindo para o cumprimento das exigentes metas ambientais a que Portugal está vinculado a nível europeu.
3
O Sistema de Depósito e Reembolso a implementar pela SDR Portugal vai aumentar significativamente a recolha e recuperação para reciclagem de alta qualidade de embalagens de bebidas, reforçando a economia circular e os benefícios ambientais. O reembolso do valor pago na compra vai incentivar a devolução de embalagens de bebidas de uso único, assegurando a qualidade do material para reintegração no circuito produtivo.
4
Este modelo é uma alternativa mais sustentável e eficiente para a gestão de embalagens de bebidas de uso único, permitindo que sejam valorizadas como matérias-primas em vez de resíduos, como acontece atualmente.
Visão, compromisso e ambição
Desde o primeiro momento que as entidades associadas da SDR Portugal têm trabalhado em colaboração com os mais diversos stakeholders do setor dos resíduos e nos quais se incluem o Governo e a Administração Pública, Entidades Gestoras, Municípios, Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA), entre outros.
Acionistas
A equipa SDR Portugal
Conselho de Administração
Leonardo Bandeira
de Melo Mathias
Presidente
José Maria Soares Pote
Perry de Azeredo
Vice-Presidente
António Augusto dos Santos Casanova Pinto
Vice-Presidente
Maria Rita Manços Godinho
Rui Miguel Nogueira
Serpa dos Santos
Maria da Graça Cruz
da Silva Borges
Solange Rico
Rodrigues Farinha
Fernando Jorge
dos Santos Ventura
Salomé Neves Faria
Gonçalo Pais Tenreiro
Pereira Bernardes
Mariana Fernandes Pereira
da Silva Portela
Mesa da Assembleia Geral
Agostinho Nuno Pereira Lopes
Presidente
João Manuel Almeida Barbosa
Secretário
Conselho Fiscal
Diogo Luís Ramos de Abreu
Diogo Luís Ramos
de Abreu
Presidente
Leonor Maria de Carvalho Ventura Mesquita e Carmo
Vice–Presidente
ERNST & YOUNG Audit & Associados – SROC, S.A.
Representada por Paulo Jorge Luís da Silva
Relatórios e Contas
Consulte os relatórios e contas que refletem o desempenho da SDR Portugal enquanto Entidade Gestora (EG), responsável pela coordenação e desenvolvimento do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR).