Adesão da makro Portugal à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, reforça dimensão e ambição desta Associação Sem Fins Lucrativos, que pretende criar e gerir o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas não reutilizáveis, e que perspetiva criar mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos em todo o território nacional, assim como realizar um investimento superior a 100 milhões de euros.
Lisboa, 28 de setembro de 2022 – A makro Portugal assinou um protocolo de adesão à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, candidato à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em Portugal, conforme definido na legislação europeia e sob as orientações a definir pelo Governo português.
A adesão da makro Portugal marca a integração da primeira empresa exclusivamente grossista em Portugal no SDR Portugal, associação sem fins lucrativos, constituída pela Associação SDRetalhistas, que reúne as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Mercadona, Pingo Doce e SonaeMC, e pela Associação Circular Drinks, que integra as empresas Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, COCA-COLA, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, UNILEVER FIMA e as Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas.
A adesão ao SDR Portugal vem colocar em evidência a aposta da makro na sustentabilidade e a economia circular, quer no contexto nacional quer em linha com a estratégia do grupo METRO AG em que está inserida. Destaca também o contributo ativo da grossista para o cumprimento das metas nacionais de recolha seletiva de embalagens de bebidas não reutilizáveis.
Leonardo Mathias, Presidente do SDR Portugal, sublinha que
“a adesão da makro Portugal ao SDR Portugal, através da Associação SDRetalhistas, vem demonstrar a oportunidade da solução que apresentamos para o futuro Sistema de Distribuição e Reembolso a implementar em Portugal. Com esta adesão, o SDR Portugal reúne mais de 80% do mercado retalhista em Portugal, além dos 90% da indústria de bebidas refrescantes representados pelas empresas da Circular Drinks. Esta é uma expressão muito significativa dos produtores e distribuidores de embalagens de bebidas não reutilizáveis a nível nacional. Estamos convictos da robustez da solução que apresentamos e a confiança que as empresas depositam no SDR Portugal é testemunho disso mesmo: que temos a capacidade e o modelo mais adequado para alcançar maiores e melhores taxas de reciclagem, que permitam realizar as metas com que o país está comprometido e melhorar o ambiente”.
Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance Manager & Sustainability Officer da makro Portugal, destaca que
“na makro Portugal e no grupo METRO, estamos cada vez mais determinados em pôr em prática estratégias ambientalmente responsáveis. Por isso, este é um importante passo para a companhia, mas também para que possa ser desenvolvido um trabalhado conjunto com as diversas empresas associadas da SDR Portugal. O objetivo é comum: desenvolver um futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas eficiente e eficaz, adaptado às reais necessidades do mercado e do consumidor, e que contribua efetivamente para o aumento da taxa de reciclagem e da circularidade dos materiais e, assim, cumprimento das metas nacionais”.
Pela primeira vez, indústria e retalho reúnem-se num sistema de economia circular que visa a valorização de resíduos colocando em evidência a prioridade dada a esta temática. Enquadrada na Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), os acionistas do SDR Portugal pretendem pôr em prática um sistema eficiente e eficaz, garante da responsabilidade ambiental que todas estas empresas preconizam, que seja conveniente para os consumidores – em disponibilidade, rapidez, simplicidade, acessibilidade e fiabilidade –, que promova a transparência e que contribua para o cumprimento das metas a que o país está obrigado para as embalagens de bebidas de plástico:
• taxa de retoma de 77% em 2025 e acima dos 90% a partir de 2029;
• taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas (conhecido como “rPET”) de 25% até 2025; e acima de 30% a partir de 2030).
O Sistema de Depósito e Reembolso, como proposto pelo SDR Portugal, é uma alternativa complementar ao sistema atual, assente numa solução mais sustentável, mais transparente e mais eficiente que privilegia a comodidade do cidadão-consumidor, criando condições para a mudança de comportamentos necessária.
SDR Portugal – Sistema de Depósito e Reembolso
O SDR Portugal é constituído por empresas da indústria das bebidas e dos retalhistas que operam em Portugal, como a Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group e Unilever (que constituem a Associação Circular Drinks e que representam 90% de quota da Indústria de Bebidas Refrescantes) e as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, makro, Mercadona, Pingo Doce e MC (que constituem a Associação SDRetalhistas, representando mais de 80% do mercado total português). A indústria e retalho unem-se com a missão de fazer cumprir o que acreditam ser um desígnio nacional: aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido, ao mesmo tempo que criam condições para estimular a inovação em tecnologia e a competitividade das empresas portuguesas, dinamizando a economia nacional.
Com a implementação do Sistema de Depósito e Reembolso, o SDR Portugal perspetiva um investimento superior a 100 milhões de euros, dos quais 70 milhões deverão ser realizados nos primeiros dois anos (prazo mínimo de implementação do sistema após a atribuição da licença / concessão), e a criação de mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos. Em todo o território nacional, o sistema proposto prevê implementar 3.600 máquinas de recolha, equipamento de retoma com tecnologia integrada que permite a aceitação de embalagens usadas. Além da instalação nas grandes superfícies de retalho (2.600). Do universo de 90.000 pontos existentes no comércio tradicional e no canal HORECA, o sistema proposto pretende assegurar a recolha de embalagens em mais de um terço da totalidade.
Constituído pelos principais Embaladores (Produtores e Distribuidores) e com abrangência nacional, o SDR pretende, ao mesmo tempo, e graças aos efeitos de escala conseguidos, gerir um sistema eficiente, que diminuirá a complexidade do sistema de registo das embalagens abrangidas, pois simplifica as operações de embaladores e retalhistas com custos e operações mais transparentes, assim como a redução dos custos regulatórios para o Governo com uma equidade ao nível de taxas aplicadas. Este novo sistema proporcionará uma maior clareza para os consumidores, contribuirá para taxas de reciclagem mais elevadas, de forma a atingir as metas europeias e, também ajudará a reduzir o littering em até 40% e o lixo marinho.
Sobre a METRO:
A METRO, é uma empresa líder grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. A nível mundial, a METRO tem cerca de 16 milhões de clientes que podem optar por comprar numa das suas lojas de grande dimensão, fazer pedidos online e adquirir as suas compras na loja ou vê-las entregues na morada indicada. Por outro lado, a empresa apoia ainda a competitividade de empreendedores e negócios próprios com soluções digitais e, assim, contribui para a diversidade cultural no retalho e na hotelaria. A sustentabilidade é um pilar chave para A METRO. A empresa integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 7 anos consecutivos. Atualmente, a empresa opera em 34 países e emprega mais de 97.000 pessoas em todo o mundo. No ano fiscal de 2019/20, a METRO gerou vendas na ordem dos 25,6 mil milhões de euros.
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Sobre a Makro:
A makro, filial portuguesa da METRO, é uma empresa líder na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. A makro presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e
não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria.
A makro está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de 1.000 colaboradores. No ano fiscal 2019/20 a makro faturou 351 milhões de euros. A estratégia da makro traduz-se na especialização da empresa no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra nas suas 10 lojas em território nacional, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes.
A makro gere o seu negócio através dos seus Princípios Orientadores: Liderar pelo Exemplo, Poder dos Relacionamentos, Sucesso do Cliente, Negócio Sustentável e Faço Acontecer. Estes cinco pilares são chave para as decisões diárias que todos os colaboradores da makro tomam para cumprir o nosso objetivo empresarial.
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