Dezembro 13, 2022

Dia Portugal adere ao SDR Portugal

A Dia Portugal, representante da insígnia Minipreço, é a mais recente aderente à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal. Com esta adesão o SDR Portugal reforça a sua dimensão e ambição demonstrando, cada vez mais, capacidade para criar e gerir o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas não reutilizáveis a instalar em Portugal. Um sistema que se pretende complementar ao existente e que perspetiva criar mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos em todo o território nacional e que, na instalação, perspetiva realizar um investimento superior a 100 milhões de euros.

Lisboa, 13 de dezembro de 2022 – A Dia Portugal assinou um protocolo de adesão à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, candidato à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis a criar em Portugal, conforme definido na legislação europeia e sob as orientações a definir pelo Governo português.

Representando a maioria da indústria de bebidas e das empresas de retalho a operar em Portugal, o SDR Portugal passa agora a integrar também a Dia Portugal, representante da insígnia Minipreço, que se junta às insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, SonaeMC, Mercadona e makro, (representadas pela Associação SDRetalhistas), às empresas Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, COCA-COLA, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, UNILEVER FIMA e às Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (representadas pela Associação Circular Drinks).

A adesão da Dia Portugal ao SDR Portugal está enquadrada na política de sustentabilidade do Grupo Dia que define, entre outros, a prioridade em contribuir para impulsionar a adoção de medidas em toda a cadeia de valor que favoreçam uma melhor perceção sobre a reciclagem, despertando a urgência na adoção de medidas eficazes e concretas com vista à obtenção de melhores resultados, em particular no cumprimento das metas nacionais de recolha seletiva de embalagens de bebidas não reutilizáveis.

O Grupo Dia aprovou em 2021 o seu primeiro Plano de Sustentabilidade para o Grupo, que está alinhado com as prioridades estratégicas do negócio em cada um dos países em que opera e que procura responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização de Nações Unidas (ONU), como a redução do gap alimentar, reduzir a desigualdade ou promover a produção e o consumo responsáveis.

Leonardo Mathias, Presidente do SDR Portugal, destaca que

“A adesão da Dia Portugal ao SDR Portugal, através da Associação SDRetalhistas, é mais uma evidência de que a solução que preconizamos para o futuro sistema de depósito e reembolso a instituir no nosso país possui a robustez e a segurança para contribuir de forma significativa para que Portugal atinja as metas com que está comprometido e para melhorar o ambiente. Os associados do SDR Portugal estão comprometidos com esta solução, que pretende ser complementar ao sistema existente. Além do trabalho e investimento que já realizaram nos últimos quase três anos, estas empresas estão disponíveis para investir mais de 100 milhões de euros na instalação do futuro sistema de depósito e reembolso de embalagens bebidas de uso único, prevendo a criação de mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos.”

Miguel Silva, Membro do Conselho de Administração da Dia Portugal destaca que

“Hoje não há como não interpretar a adoção de medidas que favoreçam a economia circular como estratégicas e determinantes para o nosso bem-estar comum e das gerações próximas. No Grupo Dia, com a nossa rede de mais de 500 lojas Minipreço em Portugal, trabalhamos para limitar o consumo dos recursos, minimizar a produção de resíduos e dar uma segunda vida aos materiais e produtos que sejam suscetíveis do mesmo. Todos estes princípios de gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia, pelo que, a nossa adesão à SDR é mais um passo que damos nesse sentido, aportando escala pela nossa diversidade geográfica e contribuindo ativamente para, junto dos milhares de famílias que nos visitam diariamente, promover a adoção de hábitos sustentáveis que promovam a reutilização de embalagens”.

Pela primeira vez, indústria e retalho reúnem-se num sistema de economia circular que visa a valorização de resíduos colocando em evidência a prioridade dada a esta temática. Enquadrada na Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), os associados do SDR Portugal pretendem pôr em prática um sistema eficiente e eficaz, garante da responsabilidade ambiental que todas estas empresas preconizam, que seja conveniente para os consumidores – em disponibilidade, rapidez, simplicidade, acessibilidade e fiabilidade –, que promova a transparência e que contribua para o cumprimento das metas a que o país está obrigado para as embalagens de bebidas de plástico:

• taxa de retoma de 77% em 2025 e acima dos 90% a partir de 2029;
• taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas (conhecido como “rPET”) de 25% até 2025; e acima de 30% a partir de 2030).

O Sistema de Depósito e Reembolso, como proposto pelo SDR Portugal, é uma alternativa complementar ao sistema atual, assente numa solução mais sustentável, mais transparente e mais eficiente que privilegia a comodidade do cidadão-consumidor, criando condições para a mudança de comportamentos necessária.

SDR Portugal – Sistema de Depósito e Reembolso

O SDR Portugal é constituído por empresas da indústria das bebidas e dos retalhistas que operam em Portugal, nomeadamente: a Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, COCA-COLA, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, UNILEVER FIMA e as Associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (que constituem a Associação Circular Drinks e representam 90% de quota da Indústria de Bebidas Refrescantes) e as insígnias Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, MCSonae, Mercadona, makro e Dia Portugal (que constituem a Associação SDRetalhistas e que somam mais de 80% do total do mercado da distribuição português). A indústria e retalho unem-se com a missão de fazer cumprir o que acreditam ser um desígnio nacional: aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido, ao mesmo tempo que criam condições para estimular a inovação em tecnologia e a competitividade das empresas portuguesas, dinamizando a economia nacional.

Com a implementação do Sistema de Depósito e Reembolso, o SDR Portugal – através dos seus acionistas – perspetiva um investimento superior a 100 milhões de euros, dos quais 70 milhões deverão ser realizados nos primeiros dois anos (prazo mínimo de implementação do sistema após a atribuição da licença), e a criação de mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos. Em todo o território nacional, o sistema proposto prevê implementar 3.600 máquinas de recolha, equipamento de retoma com tecnologia integrada que permite a aceitação de embalagens usadas. Além da instalação nas grandes superfícies de retalho (2.600). Do universo de 90.000 pontos existentes no comércio tradicional e no canal HORECA, o sistema proposto pretende assegurar a recolha de embalagens em mais de um terço da totalidade. Constituído pelos principais Embaladores (Produtores e Distribuidores) e com abrangência nacional, o SDR pretende, ao mesmo tempo, e graças aos efeitos de escala conseguidos, gerir um sistema eficiente, que diminuirá a complexidade do sistema de registo das embalagens abrangidas, pois simplifica as operações de embaladores e retalhistas com custos e operações mais transparentes, assim como a redução dos custos regulatórios para o Governo com uma equidade ao nível de taxas aplicadas. Este novo sistema proporcionará uma maior clareza para os consumidores, contribuirá para taxas de reciclagem mais elevadas, de forma a atingir as metas europeias e, também ajudará a reduzir o littering em até 40% e o lixo marinho.

 

Sobre o Grupo Dia

Cada Dia mais próximos
Somos o Grupo Dia, a rede líder de lojas de proximidade com quase 6.000 estabelecimentos em Portugal, Espanha, Argentina e Brasil. Somos a loja do bairro, aquela que proporciona uma experiência de compras fácil, rápida e completa, perto de casa e com produtos de qualidade a um preço acessível, tanto através das nossas lojas físicas como através do nosso canal online.
A nossa primeira loja Dia abriu as suas portas em Madrid em 1979. Hoje, quatro décadas depois, com a proximidade como a nossa força e a diversidade como a nossa bandeira, as mais de 38.500 pessoas que compõem as nossas equipas em loja, armazém e escritório, e as 18.000 na nossa rede de franquia, são movidas pelo mesmo objetivo: estar mais próximos das pessoas todos os dias para que todos tenhamos a qualidade que merecemos ao nosso alcance.
Para alcançar este objetivo, contamos com uma sólida rede de fornecedores, fazendo 86% das nossas compras localmente. Isto permite-nos oferecer aos nossos 45 milhões de clientes em todo o mundo alimentos acessíveis a todos,
com um sortido completo, um compromisso claro com produtos frescos e uma marca Dia renovada.
Juntos, construímos uma empresa que está cotada na bolsa espanhola desde 2011 e que alcançou um volume de negócios anual de 6,600 milhões em 2021. Além disso, trabalhamos todos os Dias para gerar um impacto positivo onde quer que operemos, graças às oportunidades de emprego e autoemprego: por cada emprego direto, o Grupo Dia gera 2,7 empregos totais na economia, o que resulta em mais de 151.099 empregos diretos e indiretos, e atinge uma contribuição total para o PIB de 9,274 milhões de euros.

#cadaDiamaisproximos

Minipreço
Grupo Dia Portugal Linkedin

 

Outros comunicados

Julho 3, 2023

SDR Portugal e Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares assinam Protocolo de Colaboração

Maio 31, 2023

Sistema de Depósito e Reembolso precisa de enquadramento legislativo robusto e bem definido

Março 22, 2023

SDR Portugal e Associação Portuguesa de Centros Comerciais assinam protocolo de colaboração

Março 1, 2023

AHRESP e SDR Portugal assinam protocolo de colaboração